sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Aula sobre o FOLCLORE


CULINÁRIA NO FOLCLORE

“MÃOS NA MASSA”

Publico alvo: -Alunos da sala do Jardim da Escola Municipal de Educação Especial “Sergio Alves Porto”
                          -Alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento atendidos na sala do Atendimento Educacional Especializado do “Centro de Referência de Inclusão de Arujá”

Justificativa: - Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa, o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição, ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte.

O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social – por via oral ou por imitação.

Cabe ao professor saber aproveitar o atraente, rico e variado mundo do folclore como fonte inesgotável de motivação didática e de elevada importância pedagógica.
         
Outra experiência folclórica é a culinária que resulta do encontro com diferentes culturas. A culinária brasileira é rica, saborosa e diversificada. Cada um dos estados brasileiros tem seus pratos típicos, preparados de acordo com antigas tradições, que são transmitidas a cada geração. Partindo dessa perspectiva aproveitei o momento para proporcionar um momento de interação entre mães e filhos, no qual selecionamos uma receita comum entre o grupo e que fosse apreciada pelos alunos.


Objetivos: -Resgatar, vivenciar e valorizar a culinária popular brasileira;
                   - Promover interação entre mães e filhos;
                   - Possibilitar a troca de saberes entre as mães;
                   - Estreitar vínculos afetivos.

Desenvolvimento:- As atividades foram desenvolvidas de forma coletiva com a interação professor, mães e alunos na sala de aula. As mães puderam trazer receitas comuns da cultura popular brasileira.

Avaliação: -A avaliação foi feita através de registro por parte da professora frente à participação e interação de cada aluno e sua mãe, de forma individual e coletiva.


Produto final: -Registro da receita no nosso livro de receitas;
                           -Tarde de degustação.



Um comentário:

  1. AAAAAMMMMEEEIIIIII!

    COMO É BOM CONHECER SEU TRABALHO!

    Parabéns!

    Continue nos presenteando com suas atividades!

    Abraços
    Mariclaudia

    ResponderExcluir